Orientadas pela professora Dr.ª Beatriz Wey, as alunas Aline Xavier e Desirée Soares, graduandas em Relações Internacionais desta universidade, desenvolvem desde novembro de 2015 um projeto de pesquisa sobre o nazista Adolf Eichmann, intitulado: “O Julgamento de Adolf Eichmann: o caso de um sequestro e suas implicações na história das relações internacionais entre Israel, Alemanha, EUA e Argentina”.
Eichmann foi um oficial do partido nazista que, ao final da Segunda Guerra Mundial, obteve documentação falsificada e fugiu para o subúrbio de Buenos Aires, Argentina, onde passou dez anos vivendo sob a identidade de Ricardo Klement, até ser descoberto e capturado em 1960 por oficiais israelenses para ser julgado pela Corte Distrital de Jerusalém, sendo condenado à morte por enforcamento em maio de 1962.
Durante as investigações, surgiram implicantes que apontavam para a necessidade de uma procura mais aprofundada em arquivos sobre o caso Eichmann disponíveis na cidade de Buenos Aires. Foi assim que a pesquisadora Desirée Soares teve a oportunidade de viajar para a capital argentina, visitar o acervo de periódicos e revistas das décadas de 1940 a 2000 da Biblioteca Nacional e conhecer o Museu do Holocausto de Buenos Aires, trazendo um material fotográfico que pode colaborar para as próximas etapas da pesquisa.
Hoje as pesquisadoras contam com um artigo publicado e um segundo artigo em fase de publicação, uma apresentação da pesquisa em evento do Centro Acadêmico de Relações Internacionais (CARI) da PUC-Rio e uma Mesa Redonda organizada em nossa universidade. E a pesquisa não para por aí: o material coletado em viagem ao país encontra-se agora disponível ao público através desse portal.
“O objetivo ao criarmos esse espaço de exposição, semelhante a um banco de dados, é fomentar o interesse pelo tema do nazismo, ampliando o conhecimento que se tem a respeito de Adolf Eichmann. O visitante pode conferir um total de 180 fotografias, retiradas de sete periódicos e três revistas argentinas, conhecer a galeria de imagens do Museu do Holocausto, além de ter acesso aos arquivos publicados durante a pesquisa” – afirmam as pesquisadoras.
Contato das pesquisadoras:
Aline Xavier: ninexavier@yahoo.com.br
Desirée Soares: desireemattossoares@gmail.com