O que são herbários?

Herbários são um tipo especial de coleção biológica que objetiva testemunhar a biodiversidade de plantas em nosso planeta. Como toda coleção biológica ela é composta por partes de organismos ou ainda organismos inteiros que foram coletados e preparados para que pudessem se tornar parte de um acervo e perdurar ao longo do tempo.

Rol de entrada do Prédio da Biodiversidade, onde encontra-se lotado o Herbário RBR.
Armário exsicata
Armário para armazenar exsicatas no acervo do Herbário RBR.

No caso dos herbários, o processo de preparação de exemplares recebe o nome de herborização. A herborização envolve etapas que visam a desidratação em estufa, descontaminação e montagem das coletas em papel cartão ou cartolina. Denominamos exsicata esse material botânico que foi montado em cartolina após a desidratação e descontaminação. Como parte integrante de uma exsicata, temos uma etiqueta onde constam informações pertinentes à planta coletada, como por exemplo: (i) família botânica, (ii) nome científico do espécime, (iii) nome(s) popular(es), (iv) local de coleta, (v) coletores, (vi) data de coleta e (vii) observações relativas a planta ou ao seu local de coleta. Apesar das exsicatas serem os principais materiais testemunhos em um herbário, os herbários podem guardar coleções auxiliares associadas às exsicatas. Em um herbário podem estar presentes uma carpoteca (coleção de frutos e sementes), palinoteca (coleção de pólen e esporos), xiloteca (coleção de amostra de madeiras) entre outras.

Stifftia chrysantha
Exsicata da espécie Stifftia chrysantha J.C.Mikan.

Os herbários surgiram formalmente no continente europeu por volta do século XVI como o intuito de documentar o uso que as plantas tinham. Entretanto o hábito de colecionar amostra de plantas pode se dizer que é tão antigo quanto as primeiras civilizações humanas. Para além de ser testemunho da biodiversidade de plantas e retratar uso das plantas pelas populações humanas, os herbários são fontes primárias de informação sobre a distribuição de espécies vegetais, são registro histórico de mudanças na paisagem além de serem ferramentas para subsidiar estudos taxonômicos, ecológicos de manejo e conservação, química, genética de plantas entre outros. Os herbários também possuem importante papel na educação formal e não formal servindo de mediador de aprendizado nos mais distintos níveis de formação acadêmica. Além disso, podem contribuir para conscientização de não estudantes sobre a importância das plantas como um todo na manutenção da vida no planeta terra.

O advento e popularização de sistemas de informações abriram uma nova fronteira para os herbários na virada do século XX para o XXI. Essas ferramentas tem permitido integrar, compartilhar e publicizar as informações contidas nas exsicatas dos herbários. Isso tem permitido acessar o acervo dos mais diversos herbários do mundo tanto por meio de arquivos de texto quanto por imagens de exsicatas. Entretanto, cabe destacar que mesmo com a evolução e popularização tecnológica a digitalização de acervos ainda é um processo lento de dispendioso, o que limita que alguns herbários tenham sua coleção disponível na rede de computadores para consulta. Dado as grande alterações na crosta terrestre que a espécie humana vem progressivamente causando que são ameaças não só a biodiversidade vegetal, como à nossa própria espécie, os herbários são de suma importância pois concentram valiosíssima informação para mitigar o avanço dos efeitos deletérios da ação humana.

Postado em 14/02/2023 - 13:08 - Atualizado em 22/11/2023 - 13:42

Pular para o conteúdo