Laboratório de Economia e História

Powered by Ajaxy

Linhas de pesquisa

Estado, Agências, Política Econômica e Desenvolvimento:

Esta linha de pesquisa se debruça sobre o tema do Estado, das agências estatais e das políticas públicas implementadas, em particular aquelas voltadas para o âmbito econômico. Assim, são objeto de estudo dos pesquisadores dessa linha as diferentes políticas econômicas praticadas no Brasil e no mundo em perspectiva histórica, bem como o estudo dos projetos de desenvolvimento implantados na forma de política estatal em âmbito doméstico e mundial.

Clique aqui para ver os pesquisadores envolvidos e demais informações

História de Empresas, dos Empresários e suas Organizações na Sociedade Civil
Esta linha de pesquisa se dedica a tratar de um tema caro à História Econômica, qual seja o da história das empresas, em cenários capitalistas e não-capitalistas, no Brasil e no mundo. Alargando a tradicional área temática, objetiva estudar a trajetória e ação política dos empresários e suas formas de organização no âmbito da sociedade civil, como em associações, sindicatos e entidades de classe ou de cunho político, analisando a atuação coletiva desses agentes sociais.

Clique aqui para ver os pesquisadores envolvidos e demais informações

História Econômica Mundial e Economia Política Internacional
Esta linha de pesquisa é dedicada à pesquisa da História Econômico-Social em âmbito internacional, problematizando a temas e conceitos como Divisão Internacional do Trabalho, imperialismo, dependência e relação entre centro e periferia, sob diversas orientações teóricas. Agrega também a área temática de Economia Política Internacional, discutindo a questão da relação entre poder e riqueza entre as nações, povos e economias do mundo capitalista em perspectiva histórica.

Clique aqui para ver os pesquisadores envolvidos e demais informações

História do Pensamento Econômico, das Ideologias e dos Intelectuais
Esta linha de pesquisa propõe agregar pesquisadores que se dedicam ao tema da história do pensamento econômico internacional e brasileiro; o estudo das ideologias, das ideias econômicas e políticas; e também dos intelectuais, em particular os que dedicaram suas obras, ações e trajetórias às reflexões no âmbito da História, da Economia e das políticas estatais. As pesquisas inseridas nessa linha tendem a problematizar a História Econômico-Social à produção intelectual.

Clique aqui para ver os pesquisadores envolvidos e demais informações

História dos Transportes, dos Portos e da Infraestrutura
Esta linha de pesquisa se dedica ao tema do desenvolvimento das formas de transporte em perspectiva histórica, abordando tanto os caminhos, as ferrovias, as rodovias, os portos e os aeroportos, além de outros empreendimentos na área de infraestrutura. Propõe estudar as empresas que atuam no setor de transportes e energia, além da história do setor e das políticas desenvolvidas para os diferentes tipos de transportes (terrestre, fluvial, marítimo e aéreo), bem como outros ramos da infraestrutura.

Clique aqui para ver os pesquisadores envolvidos e demais informações

História Urbana e das Industrializações
Esta linha de pesquisa centra suas atenções, por um lado, na história das cidades, das políticas urbanas e do planejamento; e, por outro, na história das indústrias, industrializações e políticas de desenvolvimento fabril. A linha se propõe também a relacionar as duas questões, investigando a forma como as industrializações se relacionaram com os processos de urbanização em uma perspectiva macro e como isso se deu em perspectiva micro, em estudos de casos, locais ou em episódios específicos.

Clique aqui para ver os pesquisadores envolvidos e demais informações

Teoria e Métodos da História Econômico-Social
Esta linha se propõe a realizar uma discussão das teorias e métodos aplicados à História Econômico-Social, articulando as contribuições da ciência econômica e da ciência histórica, além de outros saberes das Humanidades. Compõem esse campo de discussões as reflexões acerca do método quantitativo na História Econômico-Social, a história serial, georreferenciamento, a aplicação de modelos e o debate dos diferentes conceitos da área.

Clique aqui para ver os pesquisadores envolvidos e demais informações