Pesquisa da UFRRJ sobre vulnerabilidade de mulheres em relações abusivas é destaque no G1
Uma pesquisa realizada pelo Laboratório de Estudos sobre Violência contra Crianças e Adolescentes (Levica) foi destaque em reportagem publicada pelo Portal G1.
O estudo investigou os fatores que aumentam a vulnerabilidade das mulheres em relacionamentos abusivos, a partir de atendimentos realizados no Centro Especializado de Atendimento à Mulher (CEAM), em Queimados, na Baixada Fluminense.
A pesquisa, orientada pela professora Ana Cláudia de Azevedo Peixoto e coordenada pela doutoranda Elisângela Cunha, combinou abordagens qualitativa e quantitativa. Foram 45 encontros com 15 mulheres maiores de 18 anos, todas vítimas de violência psicológica.
Os resultados apontaram que 30% das mulheres justificam a permanência na relação pela solidão, 24% mencionam a dependência do parceiro e 18% indicam baixa autoestima como fator determinante.
Além de identificar os elementos de vulnerabilidade, o estudo também analisou os efeitos emocionais e psicológicos sofridos, como auto culpabilização, sensação de desesperança e outros prejuízos à saúde mental.
A reportagem completa pode ser lida em: https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/noticia/2025/08/28/pesquisa-fatores-vulnerabilidade-relacoes-abusivas.ghtml
A dissertação de mestrado de Elisângela Cunha está disponível aqui.
