gov.br UFRRJ ACESSIBILIDADE LIBRAS
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

LEVICA

Laboratório de Estudos sobre Violência contra Crianças e Adolescentes - UFRRJ

Paper sobre famílias e estilos parentais

Postado em 1 de julho de 2025

Autora: Ilanna Pinheiro – Mestre e Doutoranda pelo PPGPSI

Resumo:

A família, vista como um sistema de relações afetivas e sociais, é reconhecida pela Constituição brasileira como base da sociedade e tem papel essencial na formação ética e no desenvolvimento dos indivíduos. Com o tempo, o conceito de família se ampliou, deixando de ser limitado à estrutura tradicional e passando a incluir diferentes configurações marcadas principalmente pelos vínculos afetivos.

Estudos destacam que a maneira como pais e responsáveis educam seus filhos — os chamados estilos parentais — influencia diretamente o desenvolvimento emocional, social e cognitivo das crianças. Esses estilos variam entre mais autoritários, permissivos ou equilibrados, e afetam a forma como a criança se relaciona com o mundo e como, no futuro, também irá educar seus próprios filhos.

Pesquisas demonstram que essas práticas se perpetuam entre gerações e podem inclusive estar associadas à transmissão de traumas, como o abuso sexual. Assim, compreender os estilos parentais e suas consequências é fundamental para entender a formação do indivíduo e pode ser especialmente relevante para profissionais que lidam com questões familiares e sociais, como os operadores do Direito.

Pular para o conteúdo