gov.br UFRRJ ACESSIBILIDADE LIBRAS
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

LEVICA

Laboratório de Estudos sobre Violência contra Crianças e Adolescentes - UFRRJ

Mutismo seletivo: estudo de caso com tratamento interdisciplinar

Postado em 1 de julho de 2025

Resumo

PEIXOTO, Ana Cláudia de Azevedo 

CAROLI, Andréa Lúcia Guimarães

MARIAMA, Silvia Regina 

DOI:

https://doi.org/10.5935/1808-5687.20170003.

Pretende-se apresentar nesse trabalho um estudo de caso descrevendo uma intervenção bem-sucedida para o transtorno de ansiedade denominado Mutismo Seletivo, em uma menina em idade escolar, adotando a Terapia Cognitivo-Comportamental como base para a formulação e intervenção terapêutica. MS refere-se a um distúrbio de ansiedade na infância cuja característica principal está na recusa em falar com algumas pessoas, utilizando-se muitas vezes, formas alternativas de comunicação e emprego mínimo de uso da fala. O caso será descrito em quatro fases: participante e histórico desenvolvimental; avaliação inicial; intervenção terapêutica e evolução do tratamento, e resultados. A intervenção terapêutica foi realizada na freqüência de uma consulta semanal de 60 minutos aproximadamente, com interrupção nos períodos de férias escolares, no consultório particular, em atendimentos na residência da paciente e encontros no contexto escolar. Fizeram parte do processo terapêutico: a paciente, seus familiares, amigos, coordenadores, professores da escola e psiquiatra. Os resultados evidenciaram que a intervenção terapêutica adequada, em parceria com a escola e a psiquiatra, foi eficaz e eficiente para auxiliar a paciente com esse transtorno na recuperação da fala como meio de comunicação.

Pular para o conteúdo