Desenvolvemos processos avançados de conversão de madeira e outras biomassas lignocelulósicas em polpa celulósica. Avaliamos métodos de produção mecânicos, semioquímicos, químicos e químicos para polpa solúvel. Conduzimos pesquisas sobre o branqueamento de polpa celulósica por meio de processos ECF e TCF, além de estudar as propriedades da polpa celulósica, tais como refinabilidade, propriedades ópticas, biodegradabilidade e suas aplicações comerciais. Temos linhas de pesquisa em revestimentos de papéis visando atingir propriedades de barreiras (água, óleo, wvtr, etc.).
Desenvolvemos processos de conversão de biomassa lignocelulósica em biocombustíveis líquidos e gasosos, visando substituir os combustíveis fósseis tradicionais por alternativas mais limpas e renováveis.
Nossos estudos focam na obtenção de bioplásticos, químicos e materiais avançados a partir de resíduos agrícolas e florestais, promovendo a economia circular.
Trabalhamos na criação de catalisadores eficientes e seletivos para processos de biorrefinaria, visando aumentar a eficiência e reduzir os custos de produção.
Buscamos integrar e otimizar processos de biorrefinaria para maximizar o aproveitamento da biomassa, minimizando resíduos e impactos ambientais.
Postado em 10/02/2025 - 15:15 - Atualizado em 16/02/2025 - 11:06
O grupo de pesquisa do Laboratório de Biorrefinaria Lignocelulósica juntamente com outros 16 parceiros aprovaram o INCT InovaLigno. O INCT … leia mais