Laboratórios

O Laboratório de Biorrefinaria Lignocelulósica (LBL) possui instalações modernas e bem equipadas, incluindo plantas-piloto e laboratórios especializados, que permitem a realização de experimentos em larga escala e a validação de tecnologias em condições reais, a saber:

Sala de Central Analítica: equipamentos analíticos qualitativos e quantitativos tais como cromatografia liquida de alta performance (HPLC), cromatografia gasosa (CG), espectrofotômetro UV, destilador de pentosanas, baterias de extração, liofilizador, DQO, muflas, viscosímetro rotacionial, FT-NIR, tensiômetros, microscópio invertido, além de equipamentos básicos de apoio a rotina laboratorial como balanças, rota-vapor, estufas, pHmetros, etc.

Sala de Celulose & Papel: em sua infraestrutura este laboratório conta com 2 Digestores Rotativos, 1 reator de alta pressão com rotação interna injeção de gases de Alta Pressão com vaso de 1L – até 300°C e até 200 bar, estufas, muflas, Refinador Bauer, Refinador PFI, 2 máquinas formadoras de folhas manuais. Equipamentos para mensuração as propriedades de polpa e papéis: Elmendorf (IR), Müllen (IE), Gurley e Bendtsen (Permeabilidade ao ar), Micrômetro (Espessura em µ), Dinamômetro (CAR), Testes em Regime de Compressão (RCT), dentre outros instrumentos de análise, classificador de cavacos, depurador de polpa celulósica, banho cinemático para determinação de viscosidade em polpa celulósica, despatilhador de celulose, desagregador de polpa celulósica para formação de folhas, prensa formadora de folhas, secador de folhas, Schopper Riegler, espectrofotômetro para medição de alvura e brancura, aplicador automático de filme (coater), medidor de ângulo de contato, sonicador/disruptor de célula, centrifugas para análise de WRV, salas climatizada para ensaios em papéis e biofilmes. Reator de bloco seco para digestão de amostras com 24 reatores e temperaturas de até 200°C.

Sala de Energia: em sua infraestrutura este laboratório conta com equipamentos de microscopia, moinho de martelo, classificador de partículas, incubadoras tipo BOD, incubadora shaker para sacarificação e fermentação, capelas de fluxo laminar, ultracentrífugas, banhos de ultrassom, autoclaves de esterilização, estufas de esterilização, ultrafreezer -80°C, liofilizador, briquetadeira laboratorial, entre outros equipamentos de suporte. Conta com uma planta piloto de pirolise rápida de até 20kg/hora de processamento e biomassa. Além de outros equipamentos de rotina como balanças, pHmetros, etc.

Sala de Painéis de Madeira: torno laminador de toras, gerador de partículas para OSB, espalhador de resinas em partículas para painéis, estufas de secagem, prensa para painéis de madeira, equipamentos para análise de liberação de formaldeído, máquina de ensaio universal, entre outros equipamentos de rotina laboratorial.

Postado em 10/02/2025 - 15:16 - Atualizado em 26/02/2025 - 15:00

Últimas Notícias


Aprovado INCT

O grupo de pesquisa do Laboratório de Biorrefinaria Lignocelulósica juntamente com outros 16 parceiros aprovaram o INCT InovaLigno. O INCT leia mais

31/03/2025


mais notícias

Pular para o conteúdo