Desde a saída de cena da ex-presidente Dilma Rousseff em 2016, o país dividiu-se em opiniões acerca do cenário político, mas uniu-se em busca de candidatos mais honestos. A corrupção foi consagrada o mal da política brasileira e o debate em torno da confiabilidade dos nossos representantes ganhou ainda mais destaque. Só este ano, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 173 candidatos foram retirados da corrida eleitoral através da Lei da Ficha Limpa.
Mas o que é a Lei da Ficha Limpa? A Lei Complementar nº 135, de 2010, é fruto de um projeto de lei de iniciativa popular e regulamenta restrições à elegibilidade. Ela torna políticos que foram condenados por crimes ou com processos em andamento na Justiça Eleitoral, por exemplo, impedidos de concorrer às eleições.
Em tempos de disseminação de “Fake News” e de falta de credibilidade, como descobrir se um candidato merece o seu voto? Algumas ferramentas podem te ajudar!
Portal do TSE
O Tribunal Superior Eleitoral disponibiliza em seu site informações essenciais para definir se um candidato merece ou não ser eleito. A plataforma reúne registros de candidatura, limites de gastos, dívidas de campanha e prestação de contas. Para facilitar o acesso do eleitor, a busca pode ser feita de acordo com as regiões do país. Há dados também sobre o número de candidaturas a cada cargo e as eleições anteriores.
Aplicativo Pardal
A Justiça Eleitoral lançou em agosto um aplicativo gratuito para incentivar os eleitores a atuarem no combate às práticas de corrupção. Em apenas um mês, foram registradas 10.275 denúncias que envolvem desde compras de votos a crimes eleitorais. O Ministério Público Eleitoral e a Justiça Eleitoral devem apurar as denúncias enviadas pelos cidadãos. O aplicativo pode ser baixado no Google Play e na Apple Store.
ABRAJI + Ctrl X
A Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) criou um portal que possibilita o acesso aos dados que informam quais são os políticos e os partidos que mais recorrem à Justiça para ocultar conteúdos da internet. O tema traz questionamentos sobre a possível tentativa de censura prévia por parte dos candidatos e é útil na hora de decidir quais deles merecem a confiança do eleitor. Confira no site.
Por: Gabriel Profeta, Júlia Moura e Laís Veiga Na próxima semana, do dia 14 a 17 de outubro, acontece a … leia mais
por Karoline Calumbi O museu de Zoologia na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) voltou a abrir para … leia mais