Por Giovana Barbieri Marostegan e
Matheus Machado de Freitas Pereira
A Comunicar!, semana acadêmica organizada pelos discentes do curso de Jornalismo, começa nesta terça-feira, 26, e vai até sexta, 29, com mesas de debate e oficinas que abrangem diversas áreas da Comunicação. O evento acontece no prédio do ICHS, no auditório Paulo Freire.
O tema deste ano, “Comunicar para florescer”, busca entender o papel da comunicação em nutrir o pensamento crítico e fazer a diferença na sociedade. Nesse sentido, os organizadores pensaram em profissionais da área que ensinem as técnicas da profissão, para que o público presente possa continuar fazendo a comunicação florescer.
Quem não conseguiu se inscrever antecipadamente ainda consegue participar da Comunicar! realizando a inscrição diretamente no evento, mas as vagas são limitadas. Fique ligado que a programação está recheada de grandes nomes da Comunicação e do Jornalismo!
No dia 26, já acontece a primeira oficina, das 15h30 às 17h30, com a jornalista, escritora e editora Yasmin Santos, que já publicou em veículos como Piauí e Folha de São Paulo. Ela vem discutir a importância da escrita jornalística como testemunho, dando dicas e mostrando como construir textos que vão além da notícia. Textos que tocam o público e capturam a essência das histórias.
Ainda no dia 26, a Comunicar! abre as mesas de debate com o jornalismo independente e comunitário, discutindo como as narrativas locais podem transformar realidades e gerar impacto social. Para a mesa, participam os jornalistas: Rene Silva, ativista e fundador do jornal “Voz das Comunidades”; Carolina Vaz, coordenadora do Centro de Estudos e Ações Solidárias da Maré e do jornal O Cidadão; e Victória Henrique, repórter da TV Globo, com passagens pelo SBT, Voz das Comunidades e Notícia Preta. Também integrará o debate o cofundador e editor-chefe do Fala Roça, Michel Silva. A professora de jornalismo da UFRRJ, Sandra Garcia, fará a mediação da mesa, que começa às 18h30.
O dia 27 também está cheio de grandes eventos! A oficina de projetos audiovisuais, com Marcelo Albuquerque, economista formado pela Rural e pós-graduado em cinema, vai explorar as etapas da criação e do planejamento de produtos audiovisuais. A oficina, que será realizada das 15h30 às 17h30, ensinará práticas de criação de conteúdo inovador e criativo. A segunda mesa de debate acontece às 18h30, no mesmo dia, abordando a fotografia como linguagem capaz de influenciar a opinião pública. A mesa conta com Francisco Valdean, fotógrafo e fundador do Museu da Imagem Itinerante da Maré; Ana Carolina Fernandes, fotojornalista com passagens pelo Estadão, Folha de S.Paulo e O Globo; e Mauro Pimentel, fotojornalista da Agence France-Presse. A docente de jornalismo da Rural, Cecília Figueiredo, será a mediadora.
No dia 28, o pesquisador do Instituto de Comunicação e Informação Científica da Fiocruz, Arthur William, realizará uma oficina sobre produção e edição de conteúdo jornalístico para ambientes digitais. O projeto WikiFAVELAS será o ponto de partida para analisar adaptações para diferentes tipos de mídia, considerando o crescimento dessa área no mercado da Comunicação. A oficina será realizada das 15h30 às 17h30.
A mesa de debate da noite de quinta-feira (28) discutirá as etapas do processo do jornalismo investigativo: a escolha da pauta, a apuração, as entrevistas e as reflexões sobre a realização de um trabalho ético e responsável. O time que integra essa mesa conta com os jornalistas: Mariana Costa, pesquisadora e repórter do O Joio e o Trigo; Rafael Soares, repórter especial do jornal O Globo; e Sérgio Ramalho, pesquisador e escritor com 25 anos de carreira, autor da obra Decaído. A professora do curso de jornalismo da UFRRJ, Flora Daemon, será responsável pela mediação da mesa, que começa às 18h30.
No dia 29, os inscritos poderão aprender ainda mais sobre produção de conteúdo para mídias sociais com o casal Cris e Panda, criadores do portal de entretenimento geek Coxinha Nerd. Juntos, eles apresentarão dicas para quem está começando no meio, abordando estratégias de engajamento e recursos para a produção de conteúdo digital. A oficina ocorre das 15h30 às 17h30.
A mesa que encerra a semana acadêmica, às 18h30 de sexta-feira (29), traz uma temática muito pedida pelos discentes do curso: o jornalismo esportivo. Os apaixonados pelo esporte terão a chance de conversar com profissionais renomados sobre as mudanças, desafios e novas perspectivas das coberturas esportivas. Participarão dessa mesa os jornalistas: Luiza Sá, repórter do UOL Esporte e setorista do Flamengo; Andrey Raychtock, repórter e produtor com passagens pela Rede Globo e Cazé TV; e Marília Arrigoni, apresentadora e repórter de esportes da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). O jornalista Breno Monsef, narrador esportivo e apresentador na rádio Transamérica, foi convidado para mediar a mesa.
Confira abaixo a programação completa. Em caso de dúvidas, basta acessar o Instagram da Comunicar!. O evento é uma ótima oportunidade para os participantes aprenderem na prática as temáticas abordadas em sala de aula, contando com a experiência de profissionais da área da Comunicação.
Por: Gabriel Profeta, Júlia Moura e Laís Veiga Na próxima semana, do dia 14 a 17 de outubro, acontece a … leia mais
por Karoline Calumbi O museu de Zoologia na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) voltou a abrir para … leia mais