por Matheus Pereira e Giovana Barbieri
Traçado proposto para a via férrea UFRRJ-Japeri. Fonte: Oliveira, Farias, Marino, 2023.
O anteprojeto realizado pelo Departamento de Geografia da UFRRJ estudou a viabilidade de um novo ramal de trens urbanos, que ligaria a universidade à cidade de Japeri. O trajeto teria como ponto de partida a estação Seropédica, dentro do campus da UFRRJ, e percorreria aproximadamente 15 quilômetros até a Estação Central de Japeri, encontrando o Ramal Japeri-Paracambi, atualmente operado pela SuperVia. O estudo sugere um fluxo de 100 mil passageiros por mês, dentre estudantes, docentes, e servidores, que fazem seu translado a partir de diversos bairros do Rio de Janeiro e cidades limítrofes.
Em setembro de 2023, a equipe responsável pelo anteprojeto fez visitas às rodovias, ruas e estradas de terra de interesse para o projeto. Esses “pontos de interesse” começam na linha férrea da MRS Logística ainda no campus da UFRRJ, atravessam os viadutos da BR-465 em Seropédica, passam pela área rural da cidade, pelo Arco Metropolitano, pelo Rio Guandu, até finalmente chegar à Estação Ferroviária de Japeri, que segundo o estudo, é de grande porte, e perfeitamente adequada para a adição de um novo ramal. Mais de 80% do trajeto citado faz parte do vale ferroviário da MRS Logística, que seria expandido para comportar os trens da nova linha. A existência dessa estrutura tira a necessidade de desapropriações, remoções de famílias, e de impeditivos ambientais.
O anteprojeto cita que a estação Seropédica-UFRRJ ficaria numa área de fácil acesso à toda comunidade universitária e população da cidade, e reforça que a conexão com a estação Japeri ligaria o município de Seropédica a toda rede de trens metropolitanos do Rio de Janeiro.
O relatório, que conta com 49 páginas, foi realizado pelo Laboratório Integrado de Geografia Física Aplicada (LIGA-UFRRJ), e Laboratório de Geografia Econômica, Política e Planejamento (LAGEP-UFRRJ), e tem como objetivo oferecer mapas, quadros e tabelas informativas, acervo fotográfico abrangente, e sugestões para resolução dos obstáculos impostos pelo projeto. Os responsáveis pelo projeto foram os professores Dr. Leandro Dias de Oliveira, Dr. Heitor Soares de Farias e Dr. Tiago Badre Marino.
Trecho de 180 metros que precisaria ser construído. Fonte: Oliveira, Farias, Marino, 2023.
A íntegra do anteprojeto está disponível no portal da Rural.
Por: Gabriel Profeta, Júlia Moura e Laís Veiga Na próxima semana, do dia 14 a 17 de outubro, acontece a … leia mais
por Karoline Calumbi O museu de Zoologia na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) voltou a abrir para … leia mais