Japeri x Seropédica (114) e Pavuna x Seropédica (412l) são as novas linhas de ônibus que facilitam a circulação de estudantes e moradores entre os municípios atendidos. Em circulação desde dezembro de 2023, resultado da cooperação das prefeituras municipais e da Universidade Federal Rural (UFRRJ), as linhas ofertam novas opções no itinerário do transporte público que atende à comunidade ruralina e seu entorno.
A partir da Avenida Leni Ferreira, no centro de Japeri, o 114 segue via Arco Metropolitano até o seu destino: Universidade Rural. Esta linha, administrada pela empresa Transportes Blanco, facilita o acesso direto por meio de transporte público entre os municípios vizinhos. Com intervalos de 40 minutos, o 114 circula entre Japeri e Seropédica das 4h20 às 21h.
O 412l também possui como destino a Universidade Rural. Contudo, através da via Dutra, seu ponto de partida é a Praça Copérnico, no bairro carioca Pavuna, ao lado da estação do metrô, oferecendo a população seropedicense e universitária mais uma opção de transporte integrado.
Redes sociais e apps facilitam a vida dos usuários.
O mapa itinerário da linha 412l já consta no moovit, aplicativo gratuito direcionado a mobilidade urbana, e a Linave Transportes, empresa responsável pela manutenção da linha, inova ao administrar um grupo no WhatsApp cujo objetivo é manter uma comunicação direta com os usuários do 412l. Dentre as informações disponibilizadas, destacam-se os alertas referentes a atrasos dos ônibus, obstruções das vias que possam atrasar o percurso, orientações quanto ao cadastro do Bilhete Único além do quadro de horários. Em uma das mensagens enviadas ao grupo colaborativo, a empresa destacou que dentre as 28 linhas das quais são responsáveis, a única que possui um grupo no WhatsApp é a 412l.
Novas linhas possibilitam novos trajetos. Mas é o grupo do WhatsApp que está inovando na circulação do transporte público coletivo. Isso porque, alguns usuários já relatam uma mudança de comportamento em suas rotinas. Para o Nícolas Neves, estudante da Rural, o grupo repassa um espírito de coletividade: “geral se ajuda respondendo onde está o ônibus. Acaba sendo união né?! Tem até os ‘tiozinhos’ que mandam a localização ao vivo quando pegam o ônibus”. Verificar as mensagens do grupo já faz parte da rotina do estudante, uma vez que diminui o seu tempo de espera nos pontos de ônibus. Já para Ana Clara Aguiar, moradora de Seropédica, o grupo ajuda a encurtar o tempo de mobilidade ao Centro do Rio de Janeiro: “O 412l é só mais uma forma de chegar ao trabalho. Só que com o grupo, eu fico sabendo com antecedência se o trajeto está tranquilo. Se não estiver, eu busco as outras linhas.”
Grupo do WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/IHJGFyQOCdr836sqgvHPvZ
Por: Gabriel Profeta, Júlia Moura e Laís Veiga Na próxima semana, do dia 14 a 17 de outubro, acontece a … leia mais
por Karoline Calumbi O museu de Zoologia na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) voltou a abrir para … leia mais