Acaba de sair o primeiro produto do Projeto #AcesseJOR: protocolo de inovação social para o jornalismo digital (CNPq/MCTI/FNDCT Nº 18/2021), que conta com a participação do professor André Holanda do NECOM do jornalismo da UFRRJ. O projeto, criado por Suzana Barbosa (UFBA) e liderado pelo Grupo de Pesquisa em Jornalismo On-Line (GJOL), do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia, Brasil visa mapear as melhores práticas emergentes no cenário nacional que objetivam promover e viabilizar a acessibilidade universal ao conteúdo jornalístico. Este projeto está fundado na defesa de que o acesso ao conteúdo jornalístico livre de quaisquer formas de discriminação é um pressuposto fundamental de uma sociedade verdadeiramente democrática e, com este objetivo, o livro reúne pesquisadores integrantes e convidados à discussão dos desafios da acessibilidade no jornalismo digital. Os capítulos surgem dos núcleos do projeto, quais sejam Núcleo Conceitual, Design e Interação, Inovação e Estratégias, abordando seu objeto de estudos a partir de perspectivas abrangentes representativas da estratégia de pesquisa do Projeto #AcesseJOR.
O livro pode ser lido e baixado no link #AcesseJOR: Por um jornalismo digital acessível, inclusivo e inovador – LabCom – Comunicação e Artes (ubi.pt)
Por: Gabriel Profeta, Júlia Moura e Laís Veiga Na próxima semana, do dia 14 a 17 de outubro, acontece a … leia mais
por Karoline Calumbi O museu de Zoologia na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) voltou a abrir para … leia mais