Laboratório Analítico de Alimentos e Bebidas

Powered by Ajaxy

Envio de Amostras

COMO COLETAR E ENVIAR AMOSTRAS

ÁGUA

 Volume a ser coletado

Para as análises físico-químicas coletar 3 litros em embalagem limpa. Não é necessário usar embalagem esterilizada. Sugerimos usar 2 garrafas de água mineral de 1,5 L previamente lavadas com a própria água a ser coletada.

Para as análises microbiológicas deve ser coletado no mínimo 100 mL em embalagem esterilizada, frascos de vidro esterilizados ou sacos tipo “Whirl-Pak”).

Os sacos de coleta “Whirl-Pak” ou equivalente com a tira de fechamento branca, destinam-se à coleta de água clorada para análises “microbiológicas”, pois contém pastilhas de tiosulfato de sódio, cuja finalidade é neutralizar o cloro residual, porventura existente na amostra. Desta maneira o resultado da análise revelará a contaminação do momento da coleta.

Os sacos de coleta “Whirl-Pak” ou equivalente com a tira de fechamento amarela, destinam-se à coleta de água que não sofreu tratamento de cloração (poços e nascentes), sendo também destinados à análises microbiológicas.

Boas práticas no Procedimento de Coleta

O responsável pela colheita não deverá apresentar ferimentos nas mãos e braços. Se isso ocorrer, cobrir o ferimento com curativo e usar luvas de látex descartáveis e estéreis. Higienizar as mãos com sabão antisséptico ou lavar com sabão e fazer assepsia com álcool 70%. Não falar, tossir ou espirrar durante a coleta. Caso seja necessário, limpar a parte externa da torneira com água e sabão e/ou flambar a boca da torneira. Abrir a torneira e deixar a água escoar por 3 minutos. Fechar a torneira e posicionar o frasco ou saco de colheita. Abrir novamente a torneira deixando passar um filete pouco intenso de água e encher o frasco até cerca de 80% do volume ou o saco plástico até a marca indicada. Identificar o frasco ou o saco de coleta com os dados de identificação da amostra, na tarja branca. Colocar o frasco ou saco plástico estéril usado para coleta da amostra dentro de um segundo saco plástico limpo e resistente. Acondicionar sob refrigeração.

Manter as amostras sob refrigeração, colocando as mesmas em caixas isotérmicas (de isopor), contendo sacos com gelo. Evitar o uso de gelo solto. Enviar imediatamente ao laboratório. O tempo entre a colheita e o recebimento no laboratório não deverá exceder 6 horas.

Recebemos amostras de água de segunda a sexta-feira somente até as 16h00min.

 

pdf  Instruções para coleta de água

 

ALIMENTOS, BEBIDAS E MATÉRIAS PRIMAS

Quantidade de amostra a ser coletada

Deve-se proceder à colheita de amostras dos alimentos em suas embalagens originais não violadas, observando a quantidade mínima de 200g ou 200mL por unidade amostral. Em geral coleta-se 200 a 500 g da amostra. Aceitam-se exceções para os casos relacionados a elucidação de toxinfecções alimentares, devendo ser colhidas as sobras dos alimentos efetivamente consumidos pelo(s) afetado(s). Quando se tratar de produtos a granel, ou de porções não embaladas na origem, deve-se cumprir as Boas Práticas de Colheita.

No caso de alimentos comercialmente estéreis, cada unidade da amostra indicativa deve ser composta de no mínimo 3 (três) unidades do mesmo lote, para fins analíticos.

Boas práticas de colheita

O responsável pela colheita não deverá apresentar ferimentos nas mãos e braços. Se isso ocorrer, cobrir o ferimento com curativo e usar luvas de látex descartáveis e estéreis. Higienizar as mãos com sabão antisséptico ou lavar com sabão e fazer assepsia com álcool 70%, deixando secar ao ar. Não falar, tossir, espirrar ou realizar movimentos bruscos durante a colheita. Identificar adequadamente a embalagem onde o produto será coletado. Fazer a assepsia da superfície externa da embalagem do produto, com auxílio de algodão ou gaze umedecidos com álcool 70%. Abrir os frascos estéreis para colheita de maneira a garantir que eventuais contaminações presentes na superfície externa não contaminem o produto. Para coleta, utilizar utensílio estéril ou previamente flambado (ex.: espátula, colher, concha, etc.).

Quando do uso de sacos esterilizados estéreis do tipo “Whirl-Pak” ou equivalente: 1) destacar a parte superior através do picote. 2) Abrir o saco de coleta com o auxílio das lingüetas laterais; 3) Para coleta, utilizar utensílio estéril ou previamente flambado (ex.: espátula, colher, concha, etc.); 4) Segurar o saco firmemente puxando as pontas do arame para fora; 5) Girar o saco sobre si mesmo, dando 3 voltas; 6) Dobrar as pontas do arame para dentro, mas no sentido contrário ao qual foi girado.

Em caso de produtos perecíveis, manter as amostras sob refrigeração, colocando as mesmas dentro de um segundo saco plástico limpo e resistente em caixas isotérmicas, contendo sacos com gelo.

Amostras de produtos não perecíveis não precisam de refrigeração e podem ser enviadas, pelo correio (sedex).