Estação Meteorológica

Estação Meteorológica do IM/UFRRJ, 2022.
Fonte: Cristiane Cardoso.

Você sabe o que é uma estação meteorológica?

      Uma estação meteorológica é um equipamento repleto de aparelhos que captam as informações sobre o tempo atmosférico Elas captam essas informações em tempo real e as armazenam em um banco de dados. Através dela podemos realizar a previsão do tempo, isto é, as condições do tempo atmosférico para o futuro.

Lembre-se: o tempo atmosférico é aquele que sentimos diariamente quando achamos que está frio ou calor, se está chovendo ou não, se tem vento ou temos uma calmaria, quais tipos de nuvens que podemos ver no céu… São as condições referentes ao agora, o que está acontecendo.

      Então… o que seria clima? Clima, de forma simples, é o padrão que o tempo atmosférico demonstra num certo período de tempo em dias, semanas, meses ou anos. As estações do ano são um excelente exemplo: no sudeste brasileiro, o verão é caracterizado por altas temperaturas e chuvas intensas, que ocorrem em poucas horas (curtos períodos de tempo). Isso, ao longo de muitos anos, caracteriza nosso clima como tropical úmido ou tropical litorâneo: altas temperaturas e altos índices pluviométricos (chuvas).

     Afinal de contas, o que faz uma estação meteorológica? Uma estação meteorológica possui diversos aparelhos meteorológicos que coletam e armazenam dados e calculam e realizam a previsão de ocorrências atmosféricas futuras. Uma estação meteorológica serve para monitorar o tempo a partir dessas coletas e previsões para que se possa compreender melhor o clima local. Ela serve, num geral, para o monitoramento do tempo e para o planejamento das nossas ações.

       Esse monitoramento nos ajuda a planejar coisas simples como a roupa que vamos vestir ou se vamos carregar um guarda chuva ou óculos de sol na bolsa e também nos ajuda a planejar coisas mais complexas como os alimentos que podemos plantar e colher, as vias urbanas que podemos passar de carro, se é possível navegar nos rios, lagos e mares ou voar de avião, se podemos construir uma casa ou edifício, e, não menos importante, se podemos estar em um devido local sem risco de vida.

      Atenção! Saber a previsão do tempo é de extrema importância para que possamos saber se é seguro ou não estarmos presentes em um local. Muitos locais alagam em épocas de chuva ou correm risco de desabar e saber quando vai chover e a quantidade de chuva que pode ocorrer pode ajudar a salvar vidas!

 

Instrumentos Meteorológicos

Termômetro

É um aparelho que mede a temperatura do ar. No Brasil usamos a escala de oC para registrar essa temperatura. Termógrafo é o instrumento que mede e registra todas as variações de temperatura em um gráfico, podendo-se verificar os instantes em que ocorreram as temperaturas máxima e mínima (INMET).

Pluviógrafo

É um aparelho que mede a quantidade de chuva. Esse dado é importante para ter uma ideia da precipitação que cai sobre um determinado lugar. Quantos mm choveu num intervalo de 15 minutos, em 1 hora, em 24 horas é fundamental para entendermos a dinâmica do lugar e ajudar a população em casos de eventos intensos.

De acordo com Torres (2008), o pluviógrafo registra a cada instante de tempo a precipitação pluvial, informando sobre o total de chuva e a intensidade (mm/h). À medida que o depósito se enche de água, a bóia se eleva, acionando uma pena que registra a precipitação num gráfico acoplado em um tambor. 

À título de conhecimento: chuva também é um tipo de precipitação e existem outras formas de precipitação como a neve e o granizo.

Outra questão: o que significa 140 mm de chuva num intervalo de 15 minutos, 1 hora, 24 horas, um mês ou um ano? Num intervalo de 15 minutos, 1 hora ou 24 horas pode se tratar de um evento extremo, algo atípico numa cidade, pode gerar um caos para as cidades. No intervalo mensal, é uma característica de um clima tropical litorâneo. Já num intervalo anual, pode se tratar de uma área desértica!

Anemógrafo

Segundo Varejão (2006), o anemógrafo tem a finalidade de registrar a velocidade e a direção do vento de forma simultânea.

Barógrafo

O barógrafo é um instrumento que registra continuamente a pressão atmosférica em milímetros de mercúrio ou em milibares(TORRES, 2008).

Higrógrafo – sensor de humidade relativa do ar

De acordo com Varejão (2006), o higrógrafo é o instrumento que permite obter diretamente a umidade relativa do ar através de um sistema de alavanca que aciona um suporte de pena registradora que se move sobre um tambor rotativo.

Temohigógrafo

Registra, simultaneamente, a temperatura (°C) e a umidade relativa do ar (%).(INMET). Os termohigrógrafos são instrumentos mecânicos duplos, isto é, possuem um sensor de umidade, que funciona exatamente como no caso anterior, além de um sensor de temperatura, normalmente uma lâmina bimetálica,curva.(VAREJÃO, 2006).

REFERÊNCIAS:

Manual do Observador Meteorológico.3° ed.. (Niterói, RJ). A Diretoria, 2015.

SOBRE METEOROLOGIA. INMET, 2022. Disponível em: <https://portal.inmet.gov.br/sobre-meteorologia>. Acesso em: 28 de setembro de 2022.

TORRES, F. T. P. ; MACHADO, P. J. O. . Introdução à Climatologia. Ubá: Geographica, 2008.

VAREJÃO-SILVA, Mário Adelmo . Meteorologia e Climatologia Versão Digital 2. , 2006.

Postado em 03/10/2022 - 16:10 - Atualizado em 20/10/2022 - 21:50

Últimas Notícias

Atualização sobre a estação meteorológica (ClimaEnGeo).

O Grupo de Estudos Integrados em Ambiente: Geografia e Ensino (GEIA) e o Laboratório de Climatologia e Ensino de Geografia leia mais

20/10/2022

mais notícias

Pular para o conteúdo