Apresentação

      O laboratório de Climatologia e Ensino de Geografia — ClimaEnGeo — é um laboratório de Pesquisa de uso Restrito vinculado ao Departamento de Geografia, do Instituto Multidisciplinar, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Foi criado no ano de 2022 e é um braço do LAMEPE. É um laboratório que reúne duas áreas clássicas da ciência geográfica: Climatologia (classicamente elencada nas disciplinas da Geografia física) e o Ensino de Geografia (com toda discussão relacionada ao processo formativo do professor de geografia, seu ensino, atividades metodológicas e outros).

      A sua implantação está sendo realizada via edital da FAPERJ, processo E-26/ 010.001872/2019, cujo projeto é “O clima e o ensino de geografia: novas possibilidades para entender a realidade vivida”, de autoria da professora Cristiane Cardoso. O laboratório foi implementado nos anos de 2021-2022 (quando se deu a aprovação final).
Segundo seu regimento (CLIMAENGEO, 2022):

O ClimaEnGeo tem como finalidade oferecer um espaço para se pensar o ensino, a pesquisa e extensão nas áreas de Climatologia, Ensino de Geografia, Ensino de Geografia Física, Ensino de Climatologia e áreas correlatas. O ClimaEnGeo atende prioritariamente as atividades de ensino, pesquisa e extensão dos grupos 1) GEIA — Grupo de Estudos Integrados em Ambiente: Geografia e Ensino; 2) GEPEG — Grupo de Estudos e Pesquisas em Ensino de Geografia.

      O laboratório de Climatologia e Ensino de Geografia é um braço do Laboratório Multidisciplinar de Ensino, Pesquisa e Extensão — LAMEPE, localizado no Instituto Multidisciplinar da UFRRJ. Constitui-se em dois espaços, o primeiro, espaço interno: localizado no 1º andar do Bloco da Biblioteca integrando o LAMEPE, destinado às reuniões dos participantes, desenvolvimento de pesquisas e experimentos, desenvolvimento de aulas teóricas e práticas, acomodação de equipamentos destinados às nossas práticas. O segundo espaço, externo: Estação Meteorológica. Cercado de 5×5 implantado no IM dentro das especificações necessárias para o funcionamento da estação, destina-se ao monitoramento da estação meteorológica, aulas práticas e coleta de dados sobre o tempo.

      Nossa logo foi concebida de forma integrada com os bolsistas do laboratório e o desenho foi realizado pelo nosso egresso Lucas Gabriel Lourenço Borges. O Amarelo representa o nosso curso de Geografia, o azul representa a Climatologia, o verde o Ensino de Geografia. E ao fundo a nossa Estação Meteorológica.

Logo do ClimaEnGeo. 2022.
Fonte: Lucas Gabriel Lourenço Borges.

      O Laboratório pretende abrigar duas grandes áreas do curso de geografia: 1) Climatologia; 2) Ensino de Geografia. Na área de Climatologia: O ClimaEnGeo irá buscar por meio do monitoramento dos dados do tempo (obtidos pela estação meteorológica e outros instrumentos) compreender a dinâmica climática da região, as diferentes formas de ocupação do espaço que são fundamentais para tentar minimizar as consequências dos problemas socioambientais atuais e ajudar nas formas de resiliência da população. Buscamos difundir os conhecimentos teóricos e práticos acerca do clima e suas manifestações, bem como buscar a percepção da população sobre estas manifestações. Além disso, buscamos trabalhar a climatologia em sala de aula, especificamente suas manifestações catastróficas como os movimentos de massa e os alagamentos, os fatores condicionantes para a ocorrência desses fenômenos, buscando elaborar materiais que visem auxiliar o professor no ensino desta temática. Trabalhamos com a compreensão do processo formativo do professor de Geografia na área de climatologia e a aplicação deste conteúdo na sala de aula (Regimento ClimaEnGeo, 2022).

      Na área de ensino de Geografia: O ClimaEnGeo pretende promover discussões e colaborar no processo da formação inicial e continuada do discente na área de Geografia numa perspectiva multidisciplinar, oferecendo apoio didático para as disciplinas envolvidas, e abrindo oportunidade para atualizar seus conhecimentos e buscar e compartilhar novas experiências. Estimular a pesquisa na área de didática e prática de ensino de geografia; construção de um espaço para desenvolver as práticas nas aulas de geografia; elaborar material didático para as práticas escolares. Também visa contribuir na formação do profissional capaz de atuar no ensino fundamental e médio. oferecer condições de realização de atividades pedagógicas da graduação e pós-graduação (aulas de metodologia, estágio supervisionado e prática curricular) que demandem condições diferenciadas de uma sala de aula comum. Constitui-se também num espaço para criação, elaboração, desenvolvimento e apresentação (experiência) de metodologias e recursos didáticos para o ensino de Geografia para a educação básica. Este espaço deverá tornar-se também um importante canal de articulação para atividades interdepartamentais, isto é, com outros cursos do Instituto Multidisciplinar da UFRRJ sob o enfoque da formação de professores (Regimento ClimaEnGeo, 2022).

      O ClimaEnGeo tem por objetivos principais: 1) Compreensão da realidade da dinâmica climática, especificamente suas manifestações térmicas e pluviométricas, e suas consequências (alagamentos, enchentes, deslizamentos, entre outros) no Município de Nova Iguaçu, visando auxiliar na explicação dos fatores condicionantes para a ocorrência desses fenômenos na Baixada Fluminense, auxiliando pesquisadores, professores, estudantes e comunidade de forma geral. 2) Análise das diversas abordagens técnicas e científicas relacionadas ao Ensino de Geografia na Educação Básica. Visa auxiliar na construção de um conhecimento acerca da formação inicial e continuada de professores que trabalham com a disciplina Geografia na educação. Análise e produção de materiais que possam ser utilizados na sala de aula, auxiliando os professores no processo do ensino-aprendizado (Regimento ClimaEnGeo, 2022).

      Entre os específicos estão: 1) Desenvolver atividades relacionadas ao ensino, a pesquisa e extensão nas áreas de climatologia, ensino de Geografia, ensino de climatologia e áreas correlatas; 2) monitoramento das condições do tempo em Nova Iguaçu e produção de dados científicos sobre a realidade climática de NI, RJ; 3) dar o suporte para elaboração de pesquisas de trabalhos de conclusão de curso, Iniciação Científica, Especialização, Mestrado, Doutorado e Pós-doutorado; 4) espaço para reuniões, orientações, desenvolvimento de aulas teóricas e práticas; 5) desenvolvimento de material didático para os professores em formação inicial e/ou continuada; 6) espaço para desenvolvimento de atividades de extensão relacionadas a formação continuada de professores na área da Geografia; 7) espaço para desenvolvimento de atividades de extensão relacionadas aos estuantes da rede básica de ensino e comunidade de forma geral; 8) auxiliar no processo de formação de recursos humanos para compreender e lidar com fenômenos através do uso da temática Geografia Física na sala de aula, em especial na área de climatologia, buscando entender o processo formativo dos professores, suas práticas escolares, a legislação vigente e o Livro didático disponível para as escolas; 9) atender as demandas teórico-práticas das disciplinas envolvidas com os cursos de licenciaturas do Instituto Multidisciplinar (Regimento ClimaEnGeo, 2022).

      A seguir algumas fotos (2, 3 e 4) da inauguração da Estação Meteorológica que compõem esse espaço.

Estação Meteorológica do IM/UFRRJ, 2022.
Fonte: Cristiane Cardoso.
Estação Meteorológica do IM/UFRRJ, 2022.
Fonte: Cristiane Cardoso.
Estação Meteorológica do IM/UFRRJ, 2022.
Fonte: Cristiane Cardoso.
Estação Meteorológica do IM/UFRRJ, 2022.
Fonte: Cristiane Cardoso.

       A Estação Meteorológica e o ClimaEnGeo é uma conquista de um trabalho de quase 10 anos. Desde que criamos o curso de Geografia, vinha-se buscando parcerias para sua implementação, porém por se tratar de uma área periférica, e não prioritária na área de riscos naturais, não conseguimos viabilizá-la. Somente em 2019, após a conclusão do Pós-doutorado na UFRJ (finalizado em 2019) pela professora Cristiane Cardoso, foi possível concorrer a um edital de pesquisa com a aprovação. No pós-doutorado, conseguimos parcerias para construção e viabilização do projeto, salientando dessa forma a importância do processo formativo continuado do professor.
      Na área de Climatologia estamos fortalecendo a linha de pesquisa Ensino de Climatologia que a professora Cristiane Cardoso vem pesquisando, cujo objetivo é compreender e abordar como a climatologia vem sendo trabalhada no espaço escolar, desde o processo formativo do professor no campo da climatologia, a abordagem dentro do currículo escolar e livro didático, e metodologias e práticas que podem ser utilizadas para que a climatologia possa ser abordada no espaço escolar e que tenha um sentido real para o estudante.

Trecho retirado de: SANTOS, Clézio dos; CARDOSO, Cristiane; QUEIROZ, Edileuza Dias de. Entre a inovação e a tradição: preservar e criar na formação de professores de geografia. In: SANTOS, Clézio dos; CARDOSO, Cristiane; QUEIROZ, Edileuza Dias de (orgs). Experiências inovadoras em Geografia: ensino e formação docente. Rio de Janeiro, RJ: Autografia, 2022. 

Postado em 01/09/2021 - 14:27 - Atualizado em 21/10/2022 - 12:10

Pular para o conteúdo